A CCDR LVT, I.P. lançou hoje, 27 de maio, o LVT +Cultura, um programa de apoio ao setor cultural não profissionalizado para os agentes culturais que integram os 52 municípios da sua área de intervenção territorial. O programa surge no âmbito das novas competências da CCDR LVT, I.P. na área da cultura e as candidaturas estarão abertas nos próximos 30 dias, até ao dia 25 de junho de 2024.
O programa, que terá periodicidade anual, tem uma dotação financeira global de 300 mil Euros para o ano de 2024, com um limite de apoio de 5 mil Euros por entidade, e tem como objetivo principal apoiar e acelerar projetos culturais e artísticos, de cariz pontual, a realizar no âmbito das áreas das artes performativas e visuais, cruzamentos disciplinares, livro/literatura e património cultural imaterial.
As candidaturas podem ser enquadradas em várias tipologias: criação/produção, programação/circulação, edição e formação/capacitação. Os destinatários são as entidades culturais constituídas como pessoas coletivas de direito privado, sem fins lucrativos e de caráter não profissionalizado, que estejam formalmente sediadas e desenvolvam a sua atividade regular na Região de Lisboa e Vale do Tejo.
Está ainda prevista a realização de sessões presenciais e descentralizadas de difusão do Programa LVT +Cultura, dirigidas a agentes culturais, gestores e técnicos autárquicos, e outros interessados. A primeira ocorre no dia 6 de junho, pelas 14h30, na Fábrica das Palavras (Biblioteca Municipal) em Vila Franca de Xira, com a presença da Presidente da CCDR LVT, I.P., Teresa Almeida.
O formulário de candidatura e todas as informações estão disponíveis em: https://ccdr-lvt.bzcomon.com/apoios_incentivos/programa-de-apoio-ao-setor-cultural-nao-profissionalizado-da-regiao-de-lisboa-e-vale-do-tejo/
Para mais informações sobre este programa de apoio, e sobre as sessões de esclarecimento, os interessados poderão consultar os seus canais de comunicação da CCDR LVT, I.P. ou utilizar os seguintes contactos: 213837100 (ext. 3302) / apoiocultura@ccdr-lvt.pt.
Sessões esclarecimento presenciais descentralizadas:
6 junho, às 14h30, na Fábrica das Palavras (Biblioteca Municipal), em Vila Franca de Xira
14 junho, às 18h30, na Sala de Sessões dos Antigos Paços do Concelho, em Torres Novas
17 junho, às 18h30, no Auditório da Casa da Cultura D. Pedro V, em Mafra
18 junho, às 18h30, na Casa da Cultura, em Setúbal
20 junho, às 18h30, na Casa do Brasil, em Santarém
21 junho, às 18h00, no edifício dos Paços do Concelho, em Torres Vedras