A Presidente da CCDR LVT, I.P., Teresa Almeida, marcou presença no ciclo de conferências “20 anos a Tratar o Futuro da Região” que assinala o 20º aniversário da SIMARSUL. O evento decorreu no dia 27 de março, no Barreiro (auditório Augusto Cabrita), e teve como objetivo principal fazer um balanço dos 20 anos da instituição e discutir as perspetivas futuras desta entidade e do território em que se encontra inserida.
Na sua intervenção, Teresa Almeida referiu a importância da revisão do Plano Regional de Ordenamento do Território (PROT), que se encontra em curso, pelo seu papel central na coesão social do território, sobretudo nas matérias ligadas à gestão ambiental, à proteção do património ambiental e na implementação futura de um modelo de desenvolvimento.
Este novo plano, que será alargado a toda a Região de Lisboa e Vale do Tejo (PROT-LOVT), “é uma oportunidade de abordagem articulada a um território com dinâmicas funcionais que vão desde Sines (a Sul), a Évora (a Este) e a Leiria (a Norte)” e permitirá “projetar o futuro através da definição da estratégia regional de desenvolvimento territorial”, considerou.
A Presidente da CCDR LVT, I.P. salientou ainda a importância da criação da NUT II e do facto de esta abrir um ciclo de oportunidades para a Península de Setúbal, capacitando o território e os seus agentes para uma estratégia própria de captação de fundos europeus, envolvendo entidades públicas e privadas.