A CCDR LVT, I.P. é a mais recente parceira da Rede Nacional de Património Cultural Imaterial (RNPCI). Esta rede é uma estrutura que tem como principal finalidade a partilha de conhecimento, experiências e boas práticas, visando a salvaguarda do Património Cultural Imaterial (PCI).
A formalização desta adesão vai ao encontro das novas competências da CCDR LVT, I.P. na área da Cultura, nomeadamente no que toca à salvaguarda do património cultural e da programação e promoção cultural, particularmente na promoção e desenvolvimento de ações educativas e de formação que incidam sobre a defesa, valorização e difusão do património cultural, bem como de coordenação da implementação da Estratégia Regional do Saber Fazer Tradicional.
A RNPCI é uma estrutura que integra Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, Câmaras Municipais, Associações e indivíduos singulares e que atua prosseguindo os pressupostos da Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do PCI e dos dezassete Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.
Entre os objetivos da Convenção de 2003, encontra-se a salvaguarda do PCI, o respeito pelo PCI das comunidades, dos grupos e dos indivíduos e a sensibilização, a nível local, nacional e internacional, para a importância do PCI e do seu reconhecimento mútuo. Objetivos desde já prosseguidos pela CCDR LVT, I.P. na recente abertura do programa de apoio LVT + Cultura, que tem como principal objetivo apoiar o setor cultural não profissionalizado da região, e onde foi incluído, entre as áreas temáticas de apoio, o PCI. Este programa contou com um total de 167 candidaturas, sendo 21 delas na área do PCI (12,6% do total.