A CCDR LVT, I.P. esteve presente, na pessoa da sua Presidente Teresa Almeida, na Assembleia Geral de 2024 da Comissão Arco Atlântico. O encontro, que decorreu nos dias 9 e 10 de abril, aprovou a Declaração de Sines, que identifica projetos emblemáticos para garantir um espaço atlântico inovador, sustentável e conectado.
Os líderes regionais do Arco Atlântico reafirmaram a sua vontade de continuar a trabalhar em conjunto para um espaço atlântico próspero, resiliente às crises, abraçando as transições verde e digital, assim como a vontade para uma rápida adoção de uma estratégia macrorregional atlântica.
Teresa Almeida, que ocupa também o cargo de Primeira Vice-Presidente da Comissão do Arco Atlântico, reforçou, na sua intervenção, a importância do Vale de Inovação Atlântico enquanto “elemento catalisador de investimento” nas áreas da transferência de conhecimento, da capacitação de stakeholders e na obtenção de resultados conjuntos mais robustos.
O encontro permitiu, ainda, a organização da 3.ª sessão de co-criação do Catálogo “Made in Atlantic”, relativo ao grupo de trabalho da Inovação (gerido pela CCDR LVT, I.P.), no qual estiveram presentes 38 representantes de diferentes entidades. A par desta organização, o grupo de trabalho continua a sinalizar projetos de inovação de destacada relevância, na macroregião do Atlântico, na construção de um catálogo que congrega já cerca de 200 projetos.
A Comissão Arco Atlântico é uma das seis Comissões geográficas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas. Esta nasceu em 1989, em Portugal, e abrange, atualmente, regiões de seis países (Irlanda, Reino Unido, França, Espanha, Portugal e Canadá), cobrindo um território que vai da Andaluzia ao Québec.