A CCDR LVT I.P. organizou, no passado dia 27 de novembro, o primeiro encontro dos parceiros de Lisboa do consórcio SPRING, que apresentou a 17 outubro uma candidatura ao concurso European Innovation Ecosystems (EIE) do Horizonte Europa.
Com um orçamento global de 23,5 milhões de euros, o projeto SPRING tem como principal objetivo consubstanciar a vontade de promoção de um Vale de Inovação Regional Europeu no domínio das Ciências da Vida e da Saúde, investindo num ecossistema europeu de investigação e inovação mais robusto e conectado, que conduza a avanços disruptivos com uma lógica de impacto quer na coesão territorial, quer no contributo para a competitividade Europeia à escala global.
Neste encontro, destinado prioritariamente a estimular a conectividade entre os parceiros e a partilha de contributos inscritos no Projeto por parte de cada entidade (o quê e porquê), a CCDR LVT I.P. lançou o convite aos presentes, enquanto atores relevantes deste ecossistema, a serem os fundadores de uma Rede de Cooperação para a Inovação no Domínio da Saúde na Região, identificado na RIS3 de Lisboa.
Numa perspetiva de continuidade e alargamento para além do consórcio SPRING, esta Rede será aberta à participação de outros atores, prevendo-se uma primeira apresentação de resultados desta partilha na reunião Plenária da Comissão Arco Atlântico (4º trimestre 2024), em que a CCDR LVT I.P. ocupa atualmente a 1ª Vice-Presidência e coordena o Grupo Trabalho Inovação, estando prevista a apresentação de um CATÁLOGO DE INOVAÇÃO “MADE IN ATLANTIC”, a ser publicado.