Este é o título que escolhemos para a noticia da aprovação, pelo Programa INTERREG ESPAÇO ATLÂNTICO, do Projeto SMARTDEC – Smart Clusters for Maritime Decarbonisation, em que a CCDR LVT I.P. é PARCEIRA ASSOCIADA.
Num consórcio liderado pelo Pole de Mer Bretagne , de Portugal para além da CCDR LVT I.P., Parceira Associada, são Parceiros a Universidade de Aveiro, a Fórum Oceano e o Sines Tecnopolo. Esta cooperação, que conta também com as Regiões Atlânticas de França, Espanha e Irlanda, angariou em Portugal o apoio da DGPM, da DGRM, da DOCAPESCA e do PORTO DE AVEIRO.
Trata-se de um Projeto que tem como prioridade a Inovação Azul e a Competitividade e pretende desenvolver e potenciar as capacidades de Investigação, de Inovação e de absorção de Tecnologias Avançadas pelo setor, através de processos de pesquisa e inovação, transferência de tecnologia e cooperação entre empresas, centros de pesquisa e universidades, com foco na baixa economia do carbono, resiliência e adaptação às mudanças climáticas.
Os atores das Regiões envolvidas serão organizados como hubs com uma abordagem de “hélice quádrupla” em que pesquisa e academia, formuladores de políticas, sociedade e indústria (clusters, PMEs e start-ups) colaboram para desenvolver estratégias comuns tendo em vista alcançar a descarbonização do setor de transporte marítimo.
Para isso vai-se criar uma REDE especial para a DESCARBONIZAÇÃO do SETOR MARITIMO (Pescas e Portos) no ATLÂNTICO e produzir um mapeamento e avaliação ambiental, social e económica das inovações tecnológicas existentes neste domínio. Queremos contar com todos os nossos stakeholders, interessados pela Transição Verde na Economia Azul, para acompanharem com interesse e partilha de informação os desenvolvimentos deste Projeto, pois podem encontrar aqui novo conhecimento e a conectividade certa para alavancarem as próprias iniciativas.
Estejam atentos aos nossos canais de comunicação, para mais informação sobre os próximos passos.